Governo se reúne mais uma vez com CNTA e anuncia cumprimento de medidas

24/04/2019

 

My Image

 

Na noite desta terça-feira (23), a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) teve mais uma reunião com o Governo Federal. Desta vez, participaram do encontro o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
A reunião que durou quase três horas teve o objetivo de iniciar a agenda de trabalho seguindo o compromisso firmado no início da semana entre a entidade e o Governo.


A CNTA usou a oportunidade para expor à ministra Tereza Cristina a visão da categoria sobre a importância do Piso Mínimo do Frete. O presidente da entidade, Diumar Bueno, explicou que a Lei “é o preço da dignidade do caminhoneiro autônomo”. A conversa trouxe uma compreensão maior por parte da ministra que se mostrou mais aberta à medida. 


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também aproveitou a oportunidade para anunciar em primeira mão à CNTA, que o Governo publicaria hoje (24), a atualização das planilhas vigentes do Piso Mínimo do Frete contendo a transferência do aumento do diesel. Já no dia 29 de abril, será publicada uma resolução que isenta o caminhoneiro autônomo das multas provenientes do descumprimento da Lei do Piso Mínimo do Frete. Os anúncios cumprem dois dos principais compromissos firmados com a categoria na reunião de segunda-feira (21).


Também estiveram presentes na reunião o secretário-executivo da Infraestrutura, Marcelo Sampaio e representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Sistema OCB. 


A ministra da Agricultura junto com a Conab, se comprometeram a analisar os entraves que dificultam a contratação do autônomo para os fretes na Companhia, enquanto a OCB fez um panorama sobre a criação de cooperativas e se colocou à disposição da entidade para auxiliar no processo de incentivo ao cooperativismo dentro da categoria. 


“Saímos muito otimistas e confiantes da reunião. Vimos que o Governo está comprometido com o que foi combinado conosco e já começamos a ver as coisas andarem. Para nós, esse empenho é um alívio”, destaca o presidente da CNTA, Diumar Bueno. 


A entidade saiu da reunião com a previsão de outros encontros de trabalho em breve.