Governo apresenta medidas em primeira reunião do Fórum TRC de 2019

25/03/2019

 

My Image

 

Na manhã desta sexta-feira (22), o Ministério da Infraestrutura realizou a primeira reunião de 2019 do Fórum Permanente para o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). 


O Fórum TRC é composto por representantes do Ministério da Infraestrutura, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dos transportadores autônomos de carga, das empresas de transportes de cargas e dos embarcadores de carga. As reuniões tem o objetivo de estabelecer um diálogo constante entre o Governo e as entidades representativas para aperfeiçoar o segmento de transporte rodoviário de cargas.

 

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), foi uma das entidades convocadas para representar os caminhoneiros no Fórum. 
Neste primeiro encontro do ano, a pauta foi constituída pelas apresentações do secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, do secretário Nacional de Transportes Terrestres, general Jamil Megid e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Também houve a divulgação das datas das próximas reuniões e abertura para explanação dos membros convocados. 

 

O advogado da CNTA, doutor Alziro Motta, representou a entidade durante a reunião e destacou a necessidade das leis conquistas pela categoria serem colocadas em prática. “Existem muitas leis que foram conquistadas pelos caminhoneiros. O que precisamos hoje, é que essas leis saiam do papel e sejam colocadas na pista”, ressaltou durante sua fala no Fórum. 
Vários presidentes de entidades coligadas à CNTA, também tiveram a oportunidade de expor suas considerações e apontaram as principais demandas que merecem a atenção do Governo, como: necessidade de áreas de descanso, maior segurança nas estradas, cumprimento do Piso Mínimo do Frete, balanças aferidas e o preço do óleo diesel. 

 

Durante sua apresentação, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, divulgou o mapeamento feito pelo Governo sobre as principais necessidades identificadas da categoria e as ações já adotadas pelo Ministério, como o lançamento nesta sexta-feira (22), do Minuto do Caminhoneiro na Voz do Brasil que divulgará as principais ações do Governo e a criação de uma Ouvidoria pelo Whatsapp através do número (61) 99965-2358.

 

Além disso, foi apresentado o Plano Safra que contará com melhorias na BR-163, realização de reuniões semanais de estratégia das operações com órgãos como DNIT, PRF, Exército, ABIOVE e PROSOJA, além da disponibilização de equipes mobilizadas para apoio aos motoristas na área de alimentação, saúde e socorro. 

 

Sampaio também reforçou o que o ministro Tarcísio Gomes de Freitas já havia falado para a categoria durante a Convenção da CNTA, que é a desburocratização. Algumas medidas neste sentido foram apresentadas, como: a implementação de Documento Eletrônico de Transporte, automatização de agendamento e controle, aplicativos de contratação de frete, redução do tempo de parada e a carteira digital de trânsito. 

 

A próxima reunião marcada para o Fórum está prevista para 30 de maio. “Nossa intenção é nos aprofundarmos em todas os temas apresentados pelos membros e por isso acontecerão reuniões específicas na semana que antecederá a reunião”, destacou o Marcelo Sampaio.