CNTA participa da 1ª Reunião Caminhoneiros Autônomos a convite do ministro da Infraestrutura

16/01/2019

 

My Image

 

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos participou na manhã desta quarta-feira (16), da 1ª Reunião Caminhoneiros Autônomos no Ministério da Infraestrutura, a convite do ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas. 


A reunião que contou com a presença da equipe ministerial, do diretor geral do DENATRAN, Jerry Dias, servidores da ANTT e lideranças dos caminhoneiros autônomos, teve como objeto central trazer a discussão do setor de transporte rodoviário de cargas, pela ótica do caminhoneiro autônomo, além da mensagem de que o Governo reconhece a importância da categoria e seu papel fundamental na evolução da economia. 


O ministro Tarcísio Gomes de Freitas enfatizou que essa seria a primeira de uma série de reuniões, onde o diálogo com o Governo será intenso e a interação será permanente, através dos meios de comunicação existentes atualmente. “Seremos sócios na construção das soluções das demandas que serão tratadas”, disse. 


O ministro também afirmou que haverá uma agenda de desburocratização, atendendo a um pedido do presidente Bolsonaro que é facilitar a vida do cidadão e facilitar a vida do caminhoneiro. 


O presidente da CNTA, Diumar Bueno, destacou em sua fala que ao longo dos 30 anos de luta que trilha pela organização da categoria, pela primeira vez na história presenciou um governo federal dando o merecido destaque e reconhecimento da importância dos caminhoneiros autônomos para o país. Ele também defendeu que a Lei do Piso Mínimo do TRC é um instrumento necessário para regulação do mercado de fretes e rebateu as críticas daqueles que afirmam ter havido um aumento excessivo no preço dos produtos, por conta da aplicação da lei. 


Além do ministro, na composição da mesa estavam o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutra, Marcelo Sampaio, a secretária de Fomento e Parcerias, Viviane Esse, a superintendente da SUROC/ANTT,  Rosimeire Lima de Freitas, o gerente da GERET/ANTT, Tito Lívio, o secretário da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, general Jamil Megid Junior e o diretor geral do DENATRAN, Jerry Dias.Sobre a nova planilha de fretes prevista para o dia 20 de janeiro, o ministro informou que será mantida a atual tabela, com o reajuste pelo IPCA, asseverando que é o que é possível fazer diante do curto espaço de tempo. Informou também que uma nova planilha será elaborada com o tempo e a técnica necessária, bem construída, sem precipitação e com consenso entre as partes e estima que estará pronta em abril.


Além do ministro, na composição da mesa estavam o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutra, Marcelo Sampaio, a secretária de Fomento e Parcerias, Viviane Esse, a superintendente da SUROC/ANTT,  Rosimeire Lima de Freitas, o gerente da GERET/ANTT, Tito Lívio, o secretário da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, general Jamil Megid Junior e o diretor geral do DENATRAN, Jerry Dias.